Sábado, 31 de Março de 2007

Ser escuteiro...

Ficam aqui com e-mail recebido e que não resisti a deixar aqui... tal como referido o autor é desconhecido, mas pela forma como fala e descreve só pode mesmo ser Escuteiro...
(também não resisto a dizer que gosto particularmente da 5ª frase )
Já alguma vez te perguntas-te porque és escuteiro?A resposta é simples...
 
Tens algo que fazer aos sábados porque encontras as pessoas que realmente valem a pena.
Vais acampar, por vezes dizes que não o voltarás a fazer e no entanto voltas a ir.
De certeza que o teu melhor amigo/a lá está, e talvez a pessoa que amas também e se não está tentas levá-la para o grupo.
Aprendes algo de novo, ensinas algo a alguém...
Os miúdos vêem-te como um exemplo a seguir e tens um exemplo a seguir.
Numa festa tua tens mais escuteiros do que colegas de escola e mesmo assim os poucos que lá estão são os que são importantes.
Comes do mesmo prato que os teus companheiros e recordas os momentos divertidos que passaram à noite quando estavam prestes a dormir.
Preocupas-te tanto com a tua bando, patrulha ou equipa como se fossem a tua família.
O teu dirigente é como um segundo pai ou como o teu irmão mais velho.
Parece-te invulgar porque guardas tanto respeito ao teu chefe de secção.
Por vezes vêem-te como um bicho raro na rua.
Quando voltas cansado de um acampamento 99% das vezes chegas a casa comes como um abade, tomas um banho e vais dormir.
Os teus pais aprendem a confiar mais em vocês pelo simples facto de serem escuteiros e não se sentem embaraçados por dizerem aos seus amigos que o seu filho ou filha é escuteiro, enquanto que estes perguntam "o que é isso de escuteiros", "quanto se paga para matricular o meu filho nos escuteiros?"
As pessoas que não sabem o que é ser escuteiro gozam contigo enquanto que te sentes mais orgulhoso e contente por saberes que essas pessoas não sabem o que perdem. Pões toda a gente ao teu redor de boca aberta e atentos sempre que contas aventuras que passaste em acampamentos e actividades.
Se és rapariga não falta quem te diga "como é que gostas de uma coisa que é para homens?"
Se és rapariga dás-te conta em como os rapazes da tua patrulha te tratam bem e não te discriminam por seres rapariga.
Se és rapaz por vezes reparas em algumas raparigas que olham para ti em vez de outros rapazes por estares uniformizado e se participas numa actividade nacional ou internacional é garantido que arranjas pelo menos 5 e-mail’s de raparigas.
Adoras mandar-te para uma montanha por mais bravas que sejam as condições e por mais difíceis que sejam as noites ao ouvires alguém a ressonar dentro da tua tenda ou ao sentires o chulé de alguém.
Ao encontrares algum escuteiro que conheceste à muito tempo sentes sempre uma sensação de alegria e dás-lhe uma forte canhota.
Na vida fora dos escuteiros finges ser uma pessoa mas nos escuteiros não consegues evitar seres tu próprio.
Quando te sentes em baixo sabes que tens sempre um amigo escuta que te ouve e que mostra o caminho.
Tens sempre um escuteiro que sabe os teus segredos.
Ao chegares à tua sede sabes sempre que tens gente que te quer ver e estar contigo.
Gostas de ver chegar alguém novo ao teu agrupamento e observas a maneira boa ou má de como se comporta na sua actividade e isso faz-te recordar o teu primeiro dia nos escuteiros e como sofreste com as actividades desse dia, mas sabes que essa mesma pessoa vai gostar de ser escuteiro.
Num acampamento é quase certo que se adormeceres às 6 da manhã e às 7 o teu chefe está a dar a alvorada e não tens hipótese senão passar o dia com uma soneira terrível.
Pões-te a ler este e-mail e dás-te conta que muito do que aqui foi escrito é, simplesmente, verdade e ao mandá-lo aos teus amigos escutas sabes que eles vão ter a mesma reacção que tu porque todos passamos e sentimos o mesmo ao ler isto.
Às vezes sentes-te triste ao encontrar pessoas que te dizem "esse uniforme é estúpido e ridículo" e tu pensas, "Vocês e que não são escuteiros não percebem nada do que isto significa para mim".
A comida é sempre saborosa mesmo que tenha restos de carvão ou sabor a ervas e terra.
Se tens medo dos animais da noite parece que desaparecem ao fazeres jogos nocturnos. Por fim, um escuta é uma pessoa feliz e responsável que tem confiança em si mesmo.
A beleza disto é conhecer gente de fora que nunca conhecerias se não fosse pelos escuteiros e por vezes choras nas despedidas por uma pessoa com quem estiveste só por 3 ou 4 dias e ficam para sempre no teu coração.
Nas fotos de grupo há sempre 10 ou 20 máquinas fotográficas para tirar fotos porque todos querem ter uma recordação desse momento.
Ris com o Kim novato que vai ao seu primeiro acampamento e se corta numa mão com um tronco de árvore e fica exausto num raid que no fim acabas por ajudá-lo. 
A tua promessa fica para sempre gravada na tua memória.
Os acampamentos começam antes de encontrares todos aqueles que contigo vão acampar. Por vezes nem consegues dormir só com a ansiedade de partir. Sentes com mais força o abraço dos teus pais quando voltas de um acampamento...
As caminhadas que os teus chefes parecem curtas mas parece que andaste uma vida inteira quando só fizeste 5km’s.
As noites passadas à volta de uma fogueira a falar de história passadas e a recordar aventuras vividas ou a cantar e a tocar guitarra.
Chegas à conclusão que o comilão da tua patrulha come sempre tudo o que a patrulha tem para comer. Recordas que às vezes o chão se movia nas latrinas...
E há sempre alguém que se quer aproveitar da tua inexperiência de acampar, mas sentes-te útil ao ires buscar lenha.
Estás tranquilo com os teus irmãos escutas e não suportas que nada nem ninguém diga mal do teu agrupamento.
Vês que a cor do teu lenço, meias e calções vai mudando conforme o uso que tem e sentes-te orgulhoso por teres um uniforme quase sem cor porque sabes que com ele passaste por muitos sítios e aventuras…
posted by Rover_dedicado às 00:55
link do post | favorito
De Luna a 29 de Julho de 2007 às 14:01
oioi , peço desculpa pela invasão mas como escuteira que sou não podia deixar de comentar este post .. Pois é.. tenho de dar os parabéns a kem escreveu este texto magnifico e tb a si Rover por o ter partilhado connosco .. Eu tb compartilho convosco todo este espírito e admito que foi com nostalgia que o li e me fez recordar todos os bons momentos que vivi nos scouts .. Ser escuteiro é de facto ser diferente!!! É maravilhoso mesmo.. obrigada mais uma vez Rover.. Uma vez escuteira escuteira para sempre!!!!
Uma forte canhota para todos vocês no vosso agrupamento..
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

oioi , peço desculpa pela invasão mas como escuteira que sou não podia deixar de comentar este post .. Pois é.. tenho de dar os parabéns a kem escreveu este texto magnifico e tb a si Rover por o ter partilhado connosco .. Eu tb compartilho convosco todo este espírito e admito que foi com nostalgia que o li e me fez recordar todos os bons momentos que vivi nos scouts .. Ser escuteiro é de facto ser diferente!!! É maravilhoso mesmo.. obrigada mais uma vez Rover.. Uma vez escuteira escuteira para sempre!!!! <BR>Uma forte canhota para todos vocês no vosso agrupamento.. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>kisses</A> <BR>('o',) patti
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Nº de Visitas

Comenta este blog

Livro de Visitas

Musicas Escutas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt