Segunda-feira, 2 de Abril de 2007

"100 anos escutismo, 100 anos gestão"

"O cliente pode ter um carro pintado com a cor que desejar, desde que seja preto."

Henri Ford

 

 

 “100 anos de escutismo, 100 anos de gestão”

 A universidade Bocconi em Milão, Itália, recebeu recentemente um seminário muito especial e particular, subordinado ao tema: “100 anos de escutismo, 100 anos de gestão”. Na abertura das apresentações, o Prof. Elio Borgonovi da universidade acolhedora deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre as semelhanças entre uma instituição internacional de educação (como a Bocconi) e um movimento mundial, como o Escutismo.

Pegando na gestão como exemplo, explicou que é realmente importante acumular “skills” e habilidades/competências para conseguir crescer; contudo mais importante ainda é a habilidade de transferir esses atributos para os outros. E ter métodos educacionais dá-nos a possibilidade de continuar com este processo de enriquecimento cultural, espiritual, social e político dos indivíduos.

Continuando com a “discussão”, foi Eduardo Missoni (Secretário-Geral do Movimento Mundial Escutista) quem sublinhou e destacou a importância da educação dos jovens, não só em termos da escola e universidade como ferramenta de trabalho e aprendizagem de “conteúdos programáticos”, mas também graças e através da educação não formal. Ele abordou ainda as temáticas de como são formados na sociedade actual os gestores, de como as empresas tem estado mais preocupadas com o bem-estar e problemas sociais e de como pode o Escutismo contribuir para a construção dessas características. Ele afirmou, a concluir, que “o Escutismo ajuda-vos a aprender a lidar com diferentes situações, a tomar decisões, a gerir o risco e mais importante que tudo: a ter e saber aceitar as responsabilidades".

Para finalizar, outros presidentes de empresas italianas importantes tomaram a palavra para destacar a relevância que o Escutismo tem na criação de capacidades de liderança, qualidades de gestão e atitudes sociais positivas, as quais são características bastante importantes e requisitadas num empregado.

 

Depois de ter lido este texto (ou a versão original em inglês no site mundial…) fiquei deveras encantado  com esta ideia e com a realização deste seminário numa acção de colaboração entre o Escutismo e uma das mais prestigiadas Universidades Italianas.

 

Para além disso, fiquei sem quaisquer dúvidas de que teria de escrever (a título pessoal, mas totalmente relacionado com a temática… ) sobre isto aqui no blog do agrupamento, porquanto este era sem margem para dúvida um dos seminários a que adoraria ir, porque nada melhor do que a combinação da área em que estudo (pronto não é bem Gestão, mas Economia é prima…) e o meu maior amor e dedicação – o Escutismo .

 

Depois achei bastante curioso outro facto, o qual não consigo resistir a partilhar com todos: é que a universidade onde se realizou esta acção é a mesma onde daqui a menos de um aninho (a partir de Janeiro e durante um semestre ) irei estar a fazer o programa de Erasmus – para quem não sabe é um programa europeu de intercâmbio de estudantes universitários. Por isso, adoraria (amaria aliás ) imenso que daqui a um ano repetissem a ideia e tivessem outro seminário que envolvesse as duas componentes, pois assistir a tal evento seria inegavelmente da máxima utilidade pessoal e enriquecedor para ambos os “meus amores” (área escolar e escutismo), já para não dizer que seria um enorme privilégio.

 

Por fim (e para acabar com este post que já vai longo ), gostava também de deixar aqui um apelo às faculdades e escolas portuguesas e às duas associações esc(ou)tistas portuguesas (mais a guidista também…) para começarem a pensar em acções semelhantes a estas, em que se estimule/lance uma colaboração mútua, através do desenvolvimento de acções deste género, bem como de ideias/campanhas paralelas. E acima de tudo: se promova o movimento educacional, nas suas duas vertentes mais importantes, a formal (escolar) e a informal…

Fortes canhotas amigas e quartistas,

Bruno Pereira

 

 

PS: a citação de hoje é mais relaccionada com Gestão do que propriamente escutismo, mas tal como se provou em Itália tudo está interrelaccionado =)

posted by Rover_dedicado às 16:44
link do post | comentar | favorito

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Comenta este blog

Livro de Visitas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt