Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Drave, um local mágico

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga".

 Einstein

 

 

No dia seguinte à Páscoa (um tempo mágico em que se comemora a vida e a ressureição de Cristo...) nada melhor do que falar dum tema, ou melhor local, que também é por muitos (sobretudo pela grande maioria dos caminheiros portugueses e de todos os rovers europeus que já tiveram o prazer de visitar) considerado como divino, mágino ou simplesmente "fantabulástico" - a Drave...

 

Aldeia situada no concelho de Arouca, entre as Serras de São Macário e da Freita, trata-se do local onde por volta de 93 um grupo de caminheiros começou a sonhar com a construção lá de uma BNIV, a qual podesse ser um centro de actividades para os caminheiros, e onde estes se sentissem em comunhão total com a Natureza, onde pudessem continuar a sua caminhada nos "Rumos do Homem Novo" e onde se pudesse praticar e partilhar o caminheirismo em todas as suas vertentes.

 

Se no início era essencialmente visitado pelos escuteiros daquela zona de Viseu, cedo se alargou a todo o país e constitui actualmente a BNIV, estando a cargo da EGBNIV a gestão do espaço.

 

A nossa região de Portalegre e Castelo Branco tem tido nos últimos anos uma relação bastante estreita com a Drave, tendo participado muito activamente em todas os eventos organizados lá (Campos de Trabalho, Dia B {actual Dravim}, Rover 2001, TK...etc).

 

Quanto ao nosso agrupamento estreámo-nos na Drave nos Campos de Trabalho de 2006 com a participação de um caminheiro (por acaso EU , considerando pessoalmente uma semana que contribuiu bastante para o meu enriquecimento pessoal e socio-cultural); já este ano escuta, voltámos à Drave para participarmos no primeiro Dravim da história da nossa base e apadrinhar a nova mascote da base (eu, o Nuno e a Nádia adorámos a actividade, e nem a muita chuva que ensopou a actividade nos fez esmorecer ); por fim, ainda antes do fim deste ano a equipa D. Afonso Henriques voltará a estar presente na Drave, no TK (onde a minha inscrição está confirmadérrima e onde voltarei a encontrar muitos dos amigos que já fiz nas minhas duas anteriores passagens por lá ).... e embora não haja certezas ainda há grande possibilidade de este ano o agrupamento voltar a estar presente nos Campos de Trabalho de Verão (e uma hipotética actividade de equipa lá , sendo que neste dois últimos casos a única certeza é que todos os caminheiros de Alferrarede querem voltar ou ir pela primeira vez à BNIV e poderem também eles (re)encontrar aquele belo espaço e usufruir de todas as potencialidades existentes lá.

 

 

Só para terminar este post (e já noutro âmbito, mas relacionado visto ter a ver com a IVª Secção) quero deixar em nome dos escuteiros de Alferrarede os votos de parabéns a todos os escuteiros da região que irão representar o PCB no próximo Acanac, e em especial ao clã do agrupamento 1093 Chainça pelo brilhante primeiro lugar alcançado no Jogo do Centenário e de apuramente para o Rover Nacional de Idanha-a-Nova, onde terão a responsabilidade de carregar o "fardo positivo e longeador" de terem sido os melhores de todos (e um obrigado pessoal a eles por no início do ano escuta terem-me aceite para ir com eles ao Rover ).

 

Canhotas quartistas e fraternas =D

 

 

...nos campos de trabalho do ano passado

 

a entreajuda foi o "pão nosso de cada dia"...

 

...também lá estava perdido no meio dos caminheiros...

 

...a foto da despedida =D

 

 

 

... no Dravim

 

erámos 3 de Alferrarede...

 

toda a gente reunida na missa final =D

posted by Rover_dedicado às 18:31
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Clã 581 a 9 de Abril de 2007 às 22:52
Gostei do post. Quanto a comentar, pouco tenho a dizer, vou visitar Drave pela 1ª vez no TK.
Mas pelas fotos, parece-me um lugar fantastico, perdido no tempo.

Quanto ao AcaNac: desejo-vos que tudo corra pelo melhor, por um lado gostaria de ir, por outro: odeio Monte Trigo com todas as minhas forças. Gostaria que estivesse bom tempo pa usufruirem daquilo, mas parece-me que irá estar um calor tórrido, que nem no meu Alentejo Litoral encontro.

Canhota.
Bia

Comentar post

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Comenta este blog

Livro de Visitas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt