Domingo, 4 de Março de 2007

Guias de Patrulha

"Quero que vós Guias de patrulha/equipa, instruais as vossas patrulhas/equipas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possivel conquistar cada um dos rapazes da Equipa e fazer dele um Homem Bom.

De nada serve terdes um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Deveis procurar torná-los a todos razoávelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque o que vós mesmos fizerdes, os vossos Escuteiros farão também.

(...)

Mas lembrai-vos de que os haveis de guiar e não empurrar."

Baden-Powell

 

Com base na carta que o nosso fundador deixou em especial para os guias, a Equipa de Animação da II desafiou os guias de ambas as patrulhas a descreverem a sua patrulha, o que é para si o escutismo e como encaram as suas funções. Há-que referir que ambos os guias aceitaram o desafio e os resultados aqui estão:

"A minha patrulha é a Falcão. Eu sou o guia, ando cá desde 2000; a minha patrulha é constituída por 8 elementos, são eles:  o Miguel, o Josefo, o Luís, o Carlos, o Nicola, o Filipe, o Vasco e eu. Somos do Agrupamento 1053 Alferrarede.

Antes de vir para os escuteiros era egoísta, tímido e rebelde, mas graças ao escutismo já não sou nada disto. O escutismo fez-me muito bem, já não sei o que seria a minha vida sem escuteiros. Aconselho todos os jovens a experimentar o escutismo, por exemplo, metade da minha patrulha entrou este ano e estão a gostar.

Ao princípio as companhias são um pouco difíceis de se conquistar, pois o grupo já está habituado aos antigos, mas aos poucos vão-se conseguindo integrar e já não querem outra coisa.

Os escuteiros não são só para fazer caminhadas e actividades, também servem para conviver (com) e conhecer outros jovens e para ajudar a comunidade"

Luís Moacho

"Olá! O que eu vou dizer de seguida tem a ver com a Patrulha Águia do Agrupamento 1053 Alferrarede.

Chamo-me Jacinta Mendes, tenho 12 anos, sou a Guia e sou cozinheira. A minha sub-guia é a Joana Coelho, 12 anos e secretária. De seguida, passo a apresentar os elementos da minha patrulha.

Para começar temos a Beatriz Machado, 13 anos e socorrista, depois a Mariana Conceição, 13 anos e animadora, seguindo-se a Margarida, 13 anos e tesoureira, para finalizar há a Marlene, 12 anos e guarda-material. Infelizmente a nossa relações públicas, a Betsy, desistiu dos Escuteiros.

Por enquanto os nossos principais objectivos são vender alguns porta-chaves e canetas na Feira de São Matias; outro objectivo é conseguirmos construir a catapulta e arranjar a letra da música que são precisos para o Acampamento Regional de Exploradores, que se irá realizar em Cebolais de Cima, nos dias 31 de Março e 1 Abril.

E aqui está a minha patrulha apresentada."

Jacinta Mendes

 

E porque é nos exemplos dos guias e na maneira de ser e agir deles que a grande maioria dos elementos das patrulhas baseia os seus comportamentos e atitudes: um bom guia é requisito essencial para uma óptima equipa...

 

posted by Rover_dedicado às 02:09
link do post | comentar | favorito

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Nº de Visitas

Comenta este blog

Livro de Visitas

Musicas Escutas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt