Quinta-feira, 8 de Março de 2007

Internet

"As novas tecnologias da comunicação e informação (em especial, a internet) mudaram as nossas vidas..."

 

Hoje apresentamos uma pequena história sobre o começo da net (é só mesmo uma achega ao conhecimento, pois uma história completa sobre esta tema dava páginas e páginas de texto e discussão, e isso também não vem a propósito...)...

...foi criada inicialmente pelo governo Americano, para comunicação interna do Exército e Serviços Secretos.

Partiu de um plano inicial para reduzir custos nas comunicações, e facilitar a passagem de informação codificada fora das frequências das linhas telefónicas e ondas de rádio.

Posteriormente, foi desenvolvida e alargada às grandes companhias de investigação cientifica (NASA), desenvolvimento de armamento e comunicações.

Hoje em dia o escutismo já se adaptou a esta nova realidade e já são muitos os agrupamentos, as juntas regionais (ou de núcleo) ou mesmo a nível nacional presentes nesta rede mundial a que chamamos internet...quer seja através de sítios (vulgo site), blogs, flogs (ou fotologs) ou, pelo menos, através da utilização do correio electrónico (e-mail ou, mais abreviadamente, mail).

Se em termos locais é difícil destacar páginas ou blogs produzidos por agrupamentos com qualidade, porquanto ainda não existe um total conhecimento dos urls ou links de ligação, já a nível nacional há que salientar sem dúvida o site do CNE (ou para os escoteiros o da AEP; antigamente a AGP também tinha mas parece que está em reconstruções...), no qual se pode encontrar bastante informação, recursos ou mesmo regulamentação (destaco a nível pessoal o fórum, pois parece-me ser um óptimo e rápido meio de veicular informações [por exemplo, sobre actividades a realizar] e uma excelente oportunidade para conhecer novas realidades, através da troca de ideias, opiniões, pontos de vista ou experiências.

A outro nível há que destacar o canal escuteiros (ou #escuteiros), do mIrc...local de encontros, conhecimentos, amizades e, acima de tudo, a melhor opção que existe neste momento para se conhecer a realidade escutista a níveis nacionais (e não só na nossa paróquia, aldeia ou cidade).

Contudo, são vários os especialistas que alertam para os perigos da utilização  abusiva da internet e de alguns contéudos existentes...por isso aconselha-se: usar Sim, mas com Moderação

posted by Rover_dedicado às 10:33
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De cne448amarante a 8 de Março de 2007 às 21:57
Linda t-shirt (aproveito para dizer que ainda há meia dúzia de exemplares para venda)
Eu sou da opinião que o Escutismo, esta em todo lado por isso a internet não poderia ser excepção...

Uma Forte Canhota

Comentar post

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Comenta este blog

Livro de Visitas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt