Sexta-feira, 9 de Março de 2007

IVª Secção

.

O caminheiro é um jovem adulto a quem o Escutismo ajuda a definir com verdade, clareza e rigor toda a sua personalidade de Homem, com base na pedagogia escutista

 

Nos tempos que correm são muitas as vozes que se levantam para reclamar que a IVª não é uma verdadeira secção, que os caminheiros nunca aparecem nas actividades (nunca têm tempo para o agrupamento...) ou que pura e simplesmente à chegada a esta nova etapa (na qual a maioria dos escuteiros vai estudar para fora, a maioria das vezes para as universidades) desistem e abandonam o escutismo.

 

Sinceramente são muito dúbias estas acusações, pois cada caso é um caso e estas são situações que variam bastante de realidade para realidade (ou local para local).

 

Em Alferrarede acreditamos seria e verdadeiramente que a passagem de um escuteiro para a IVª não marca de todo o fim do ciclo escuteiro (bem pelo contrário, visto que temos alguns exemplos de jovens que descobriram nesta secção o que é o verdadeiro escutismo e o porquê/propósito de estarem nesta instituição...); marca, isso sim, uma nova etapa na vida (não só pessoal como escutista), porquanto o tempo das brincadeiras alegres e despreocupadas {típicas dos lobitos}, dos jogos de vila/cidade e da competição acérrima pelos primeiros lugares {exploradores}, daquelas ideias de rebeldia, de querer abandonar o escutismo por pensar que não é em nada útil ou mesmo dos namoros fugazes intra-agrupamento que algumas vezes contribuem para a deterioração do ambiente de uma secção {sobretudo nos pioneiros - atenção que isto é só uma ideia geral sobre o panôrama português e varia também muito de jovens para jovens e também de agrupamento para agrupamento} já lá vai e estes acontecimentos fazem parte de um passado irrecuperável... agora surge uma nova hora, em que a responsabilidade e o dever são dois dos pilares fundamentais e norteadores da vida de qualquer caminheiro ou noviço.

 

Para além disso, a passagem para os caminheiros define também outra mudança bastante acentuada: os escuteiros deixam de ser servidos (ou acompanhados à séria pelos chefes que os ajudam e acompanham) e passam a Servir...é o momento ideal para deixarem para trás os luxos levianos da vida, pensarem sobretudo nos outros e, acima de tudo, prepararem-se para uma nova etapa dominada pela caminhada nos Rumos do Homem Novo...

 

Fica aqui uma carta ao Noviço que foi publicada numa Flor de Lis já antiga, mas cuja mensagem continua bastante actual:

 

"Crescer implica enfrentar novos desafios, mesmo quando achamos que não temos a coragem suficiente.

Para nós, também tu és um desafio que aceitamos com muito alegria.

São mtas as coisas novas que o Caminheirismo te traz, mas cabe-te escolher o caminho (VARA)

São muitas as palavras que ouvirás, mas verás que só uma vale (EVANGELHO)

São mtos os alimentos, mas só um te dará forças para continuar (PÃO)

São muitas as viagens neste percurso da vida, mas só um local te oferecerá o verdadeiro recolhimento (TENDA)

São muitos os objectos e os valores que achamos necessários, mas são poucos os verdadeiramente indispensáveis (MOCHILA)

São muitas as fontes de luz, mas só uma iluminará totalmente a tua vida (FOGO)

Assim, ao longo desta caminhada inicial, vamos guiar-te no caminho, levar-te a palavra, dar-te o pão, montar-te a tenda, fazer-te a mochila e iluminar-te o caminho certo. Só assim estarás preparado para o seguir e, mais tarde, guiar os que te seguem.

Para isso, propomos-te um projecto Pessoal de Vida, que tu próprio escolherás para dar rumo à tua vida e fazer de ti um Homem Novo.

Complicado? Só ao início.

Sério? Sim, mas fá-lo com alegria!

Desafiante? Muito! Mas nunca estarás só!"

 

Porque a IVª é a Fraternidade do Ar Livre e do Serviço...

posted by Rover_dedicado às 15:13
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De A Pioneira do Algarve a 9 de Março de 2007 às 20:43
Bem... Caminheirismo... Que posso eu dizer a esse respeito?! Não sei como é, não sei como se sente, não sei o que é ter uma vara com dois caminhos, não sei o que é ter um lenço vermelho...Sobre o Caminheirismo não sei absolutamente nada...Contudo, ainda sei algo sobre o que é, além de ser lobito, explorador, pioneiro, caminheiro ou chefe, Ser Escuteiro! Muito mais do que uma simples caminhada, muito mais que uma montagem de campo, muito mais do que ir às reuniões, qualquer coisa sem explicação que além de estar presente na farda e no lenço está presente na Alma e no Coração. Desistir um dia porque se procuram novos caminhos?! Uma vez com o lenço posto jamais o tiraremos, está em nós, mesmo que um dia deixemos de ser os Lobitos que brincam e riem, os exploradores que se esforçam pela vitoria, os pioneiros rebeldes, ou os caminheiros gloriosos, seremos sem dúvida seres humanos diferentes de todos os outros, pelo simples facto de podermos dizer, sou escuteiro! Porque uma vez escuteiro para sempre escuteiro!


Canhotas, algarvias *-* <3

Comentar post

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Nº de Visitas

Comenta este blog

Livro de Visitas

Musicas Escutas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt