Segunda-feira, 12 de Março de 2007

História do JOTA

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein

Há duas ou três semanas atrás foi lançado um diploma especial do centenário para todos os radioamadores que quisessem aderir e aceitar o desafio proposto pela Junta Nacional e que consiste em efectuar/realizar um determinado número de contactos radiofónicos com outros escuteiros/pessoas desde agora até ao fim do JOTA/JOTI '07.

Assim, decidimos deixar aqui postado a história do JOTA (Jamboree on the Air)...

No Jamboree Mundial de 1957, em Sutton Coalfield, no centro de Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 escuteiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande estação de Radiomadorismo. Esta estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países.

Em 1958 (10-11 de Maio) realizou-se  o primeiro JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), actividade a nível mundial em que milhares de Escuteiros pelo Mundo fora comunicavam através de Estações de Radiomadorismo. O êxito desta actividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.

A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas estações, tornando-se para muitos Agrupamentos um objectivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta actividade escutista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião  para comunicar com escuteiros no próprio país e, mais excitante ainda, escuteiros estrangeiros, trocando experiência e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade escutista mundial.

Quando os escuteiros querem conhecer jovens de outros países normalmente pensam em participar num Jamboree Mundial ou noutra actividade internacional. Mas poucas pessoas sabem que todos os anos cerca de 400.000 Escuteiros e Guias se juntam através das ondas da rádio no Jamboree no Ar. Modernas tecnologias de comunicação oferecem ao escuteiro a excitante oportunidade de fazer amizades noutros países sem sequer saírem de casa…

O JOTA é uma actividade mundial onde Escuteiros e Guias de todo o Mundo falam entre eles por meio de contactos via rádio. São traçadas experiências escutistas e são partilhadas indeias via ondas de rádio.

Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente se despesas o JOTA fornece uma oportunidade para Escuteiros e Guias contactarem entre si por meio do radioamadorismo.

As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados. Actualmente muitos escuteiros já são portadores de uma licença de amador, mas a maioria participa no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares que deslocam as suas estações para o local do JOTA.

O JOTA realiza-se anualmente no 3º. fim de semana do mês de Outubro, desde as 00h00 de sábado até ás 24h00 de domingo (hora local), num total de 48 horas.

 

 

posted by Rover_dedicado às 13:44
link do post | comentar | favorito

Quem somos

Procure...e encontre

 

Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pegadas Passadas

Os pequenos prazeres da v...

Regresso...

A palavra aos pioneiros

Para não deixar morrer

Renascimento do Blog - Ac...

Promessas 2007

Resultados

Talitha Kum

Rescaldo do Jantar Convív...

Convívio

Relíquias do Agrupamento

Abril 2008

Março 2008

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Links à maneira

Comenta este blog

Livro de Visitas

Contacto

se nos quiserem contactar para dar opiniões sobre o blog, para actividades conjuntas, etc... geral(at)agr1053(dot)cne-escutismo(dot)pt